Olá seja muito bem-vindo ao site Adestrador de Cães Brasil. Hoje vamos aprender como fazer o comando cumprimenta.
Este comando também é conhecido “lá fora”, nos EUA, por exemplo, como “banzai”, mas no Brasil chamamos de “cumprimenta”.
Índice
- 1 Como o comando cumprimenta
- 1.1 1. Coloque um petisco em sua mão fechada
- 1.2 2. Incentivando o cão com o petisco
- 1.3 Este processo precisa ser repetido várias vezes, alternando de um lado para o outro, para que seu cachorro aprenda a usar às duas patas no comando de saudação.
- 1.4 4. Estendendo a outra mão
- 1.5 5. A prática leva a perfeição
- 1.6 Aprendendo os passos para ensinar o comando de uma forma “diferente”
- 1.7 A forma correta de ensinar
- 2 Fixando o comando cumprimenta na mente do cão
- 3 Conclusão
Como o comando cumprimenta
O treinamento do comando cumprimenta é um dos primeiros truques para ensinar ao seu cão, ele forma a base para muitos outros comandos.
Para treinar um cão o comando “cumprimenta”, prepare algumas guloseimas como recompensa e coloque seu cachorro na posição, sentado com as patinhas para cima.
O intuito é fazer com que ele não caia para trás ou para os lados e tenha pouco, ou nenhum espaço para não perder o equilíbrio.
O truque de “cumprimenta” é facilmente ensinado a cães jovens, mas deve tentar não ser incluído na educação de um cachorro já adulto, pois, é difícil para eles preservarem o equilíbrio.
Vamos agora aprender o verdadeiro passo a passo do comando cumprimenta!
1. Coloque um petisco em sua mão fechada
Deixe o seu cão sentado, mantendo o petisco escondido de forma firme em uma mão fechada, ele precisa apenas sentir o cheiro, não precisa ver o petisco.
Agora coloque sua mão próximo ao focinho do cachorro, escolhendo um dos lados para que o animal vire ligeiramente a cabeça. Esse detalhe facilitará o exercício, pois, retirará o peso da perna que você pedirá para ele levantar.
Faça isso, falando o comando cumprimenta, incentivando ao seu cão a fazê-lo.
O que a maioria dos cães faz, é tentar abrir a sua mão com a pata para pegar a guloseima.
2. Incentivando o cão com o petisco
No momento em que seu cão tocar a sua mão com a pata, abra sua mão e deixe-o pegar o petisco, faça isso elogiando o seu cachorro.
Este processo precisa ser repetido várias vezes, alternando de um lado para o outro, para que seu cachorro aprenda a usar às duas patas no comando de saudação.
3. Adicione um comando
Agora vamos adicionar uma “pitada a mais” no exercício.
Quando seu cão estiver fazendo o comando cumprimenta com facilidade, agora chegou a hora de você adicionar um comando verbal antes de ele pegar o petisco.
Por exemplo, adicione um: olá tudo bem? Aí somente depois, você dá o petisco.
4. Estendendo a outra mão
Escolha uma das mãos e coloque um petisco, agora abra sua outra mão em direção a pata que você deseja que o animal levante.
No momento em que seu cachorro tocar a mão aberta com sua patinha, diga “olá tudo bem?”. Logo em seguida dê o petisco ao animal.
Faça este processo diversas vezes com ambas as patinhas.
5. A prática leva a perfeição
Para conseguir fazer o seu animal aprender vários comandos, incluindo o de hoje, basta que você leve esses treinos a sério, desta forma você terá um animal mais obediente e cada vez mais você será o líder da matilha.
Abaixo, clicando no botão, preparamos um link para você baixar um curso de adestramento gratuito, aproveite!
Aprendendo os passos para ensinar o comando de uma forma “diferente”
Para evitar o seu cão pular para frente, segure com uma das mãos o focinho do cachorro, com a outra você segura o petisco, logo acima do nariz.
Durante esse percurso você fala repetidamente, com pausas, “cumprimenta”.
Você não precisa deixar esta brincadeira exaustiva, principalmente se seu cachorro ainda é um filhote.
Faça este treino de 5 a 10 minutos no máximo, tente sempre pegar uma bola depois e brinque com seu cão logo em seguida.
Não esqueça que o reforço através dos petiscos, carinhos e elogios são fundamentais, logo em que o animal estiver fazendo o certo, a respeito do comando ou de qualquer outra coisa.
Lembre-se que de início, seu cachorro precisará da sua ajuda de forma considerável, as suas mãos vão ser uma forte aliada para conseguira deixar equilibrado, deixando-o mais confortável na posição do comando cumprimenta, de forma mais simples.
Em um determinado momento, seu cão vai aprender a controlar os músculos para ficar na posição correta, cada vez menos suas mãos vão precisar estar ali para corrigi-lo e chegará o momento em que você poderá deixá-lo fazer sozinho.
A forma correta de ensinar
É importante que você pare de ajudar o seu cão de forma gradativa.
É interessante que você use uma coleira no começo, para facilitar o manuseio do animal, ela facilitará quando você for colocar o animal na posição do comando cumprimenta, simplesmente você precisará segurar a guia, puxando-a para cima logo acima do nível da cabeça.
Outro detalhe importante, é que você poderá usar a parede para ajudar o seu cão a ficar equilibrado durante o comando.
A parede dará apoio as costas do animal, facilitando o equilíbrio, depois de treinar bem seu cão, você logo notará que ele ficará facilmente nesta posição, sozinho.
Lembre-se sempre, quando for treinar seu cachorro, sempre faça as etapas acontecerem de forma gradativa, não se apresse, isso poderá fazer você perder semanas de treino.
Depois de o seu cão ficar equilibrado facilmente com a ajuda da parede, passe para objetos menores até tirar totalmente o apoio.
Fixando o comando cumprimenta na mente do cão
Quando pedimos lá atrás, neste mesmo conteúdo para você sempre falar a palavra “cumprimenta”, o intuito era fazer o cão fixar essa ideia em sua mente e conseguir assimilar o comando à posição do mesmo.
Depois de alguns treinos o seu cão já vai ter ideia que “cumprimenta” é o comando que o dirá para se sentar com as patinhas para cima.
O petisco que dissemos para você usar é fundamental para facilitar todo este caminho de treino.
Para que você chegue a perfeição, basta treinar pelo menos 5 vezes por semana, durante 4 semanas, este tempo normalmente costuma ser o suficiente para treinar um cachorro de 4 a 5 meses, por exemplo.
Usar a recompensa é fundamental, assim como falamos, mas você saberá se o seu cão está realmente pronto, quando tirar o petisco.
Conclusão
Agora você tem uma base sólida para muitos outros truques interessantes.
O seu poderá agora aprender a saudar trazendo uma pata para o lado da cabeça, ou para segurar um cachimbo de madeira na boca, ou usar uma touca na cabeça, ou outros artigos de vestuário.
Ao ensinar um cão a se submeter a ser vestido, não tente fazê-lo usando muitas coisas ao mesmo tempo; experimente-o no início com um gorro e depois que se acostumar a isto pode pôr um casaco e gradualmente o seu animal irá se acostumar aos outros itens.
Qualquer dúvida que tiver olhe para a imagem do início do artigo e tente fazer se baseando pela mesma.
Divirta-se ensinando o seu cão o comando “cumprimenta” e mais se lembre do mais importante: se divertir ao longo do caminho!
Comentários